BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Auto Estima

Aqui estão algumas dicaspara identificar e aumentarsua auto-estima:
O que é auto-estima?
É a opinião e o sentimentoque cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostarde si. Você está de bem com seu corpo?
Saiba agora se está dentro peso saudável.
Melhor caminho para o autoconhecimento: diálogo interno
Características da baixa auto-estima:
- insegurança - inadequação- perfeccionismo- dúvidas constantes- incerto do que se é- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão- não se permite errar- necessidade de: agradar aprovaçãoreconhecimento

O que diminui a auto-estima?
- críticas e autocríticas-
culpa- abandono- rejeição- carência- frustração- vergonha- inveja- timidez- insegurança- medo- humilhação- raiva- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)
Quando começa a se formar
Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Para elevar a auto-estima é preciso:
-
autoconhecimento- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)- identificar as qualidades e não só os defeitos- aprender com a experiência passada- tratar-se com amor e carinho- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)- manter diálogo interno- acreditar que merece ser amado(a) e é especial- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
Resultados da auto-estima elevada
- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem- harmonia entre o que sente e o que diz- necessidade de aprovação diminui- maior flexibilidade aos fatos- autoconfiança elevada- amor-próprio aumenta- satisfação pessoal- maior desempenho profissional- relações saudáveis- paz interior
Lembre-se:"A pessoa mais especial e importante no mundo é você!

0 comentários: